Os eclipses

Dúvidas e Perguntas?

Objetivo

Identificar as posições do Sol, da Terra e da Lua, e as condições para a ocorrência de um eclipse.

Material

- Orrery
- modelo pequeno da Terra

Montagem

Instale o Orrery na borda de uma mesa e acenda a lâmpada. Se possível escureça um pouco a sala.

Procedimento

Mostre aos alunos os movimentos de rotação e translação da Terra em torno do Sol enquanto a Lua gira em torno da Terra. Faça-os imaginar um plano que passa pelo Sol e pelo centro da Terra, enquanto esta gira em torno do Sol (plano da elíptica, paralelo ao plano da mesa).

Mostre que o plano da órbita da Lua é inclinado em relação ao plano da eclíptica. Chame a atenção dos alunos para o ângulo que o eixo do suporte da Lua faz com este plano (5º). Gire o mancal enquanto segura o suporte da "Lua" e mostre como ela se desloca para o norte e para o sul, dependendo da posição dos nodos. Identifique os nodos ascendente e descendente e a linha que une os nodos. Alerte-os sobre a regressão dos nodos. Lembre a eles que o eixo da Terra faz com o plano da eclíptica um ângulo de 23,5º.

Usando uma folha de papel como tela, projete a sombra da Terra e da Lua e mostre como as regiões de sombra se dividem em duas: umbra e penumbra. Fale sobre o tamanho do Sol, da Terra e da Lua e sua influência sobre o formato dos cones de sombra. Variando a distância do papel mostre o comportamento das sombras e a relação entre o tamanho e a distância.

Instale o modelo pequeno da Terra e mostre aos alunos que não é sempre que a Terra faz sombra na Lua, e vice-versa, devido ao ângulo da órbita da Lua. Indique as posições onde a linha dos nodos aponta para o Sol e simule o eclipse do Sol e da Lua. Repita o procedimento depois de reinstalar o globo original. Durante a simulação do eclipse do Sol mostre onde o eclipse será total (umbra), e onde será parcial (penumbra).

Faça perguntas e discuta as respostas:
- por que não ocorrem eclipses todos os meses?
- quando ocorre um eclipse anular do Sol? Lembre a excentricidade da órbita da Lua.
- quando ocorre um eclipse penumbral da Lua?
- em que fase da Lua ocorre o eclipse do Sol?
- em que fase da Lua ocorre o eclipse da Lua?
- por que a Lua não desaparece durante um eclipse?
- o que é um eclipse parcial do Sol? Fale sobre a estreita faixa da umbra.
- qual a importância do eclipse total para o estudo do Sol? Fale da corona.
- que latitudes limites a Lua pode atingir?