Gnomon polar, escala horizontal

Dúvidas e Perguntas?

Considerações

Este tipo de relógio é um dos mais adequados para ser montado em praças e parques públicos. O gnomon é a única peça "extra". A marcação pode ser feita diretamente no piso, usando os próprios elementos decorativos da pavimentação.

A grande vantagem de usar o gnomon polar sobre uma escala horizontal é que a sombra de todo o gnomon serve de indicador, mantendo-se alinhada com o centro da escala. Esta características permitem reduzir o tamanho do "mostrador". No entanto a escala deve ser corretamente traçada para compensar o ângulo devido à latitude local. Use a fórmula:

ah = arco tg ( tg ( h * 15 ) * sen d )

Onde ah é o angulo horário da escala
tg é a tangente
h varia de 0 a 6 para 12 a 18 horas, respectivamente
e d é igual à latitude local.

Como pode ser visto na ilustração, os ângulos aumentam desde as 12 horas, na sequência: 0, 5, 11, 19, 31, 52 e 90 graus para uma latitude de 20 graus. Em seguida basta duplicar simetricamente. A definição da linhas de solstícios e equinócios deverá usar a extremidade do gnomon como referência e será superposta a esta escala básica.

Material necessário

- base de papelão ou madeira de 20 x 20 cm
- 20 cm arame de 2 mm
- fita adesiva

Montagem

Trace a linha central e marque o ponto O de montagem do gnomon. Faça os cálculos para a sua latitude (consulte um mapa) e, usando um transferidor, faça a escala das horas.
Fixe o arame no ponto O através de um furo na madeira ou dobrando a ponta em forma de Z para montar no papelão. Neste caso use um triângulo de papelão para manter o gnomon no ângulo correto.
Use fita adesiva para fazer a montagem.

Construa um "esquadro" de 90 graus, um de 113,5 graus e um de 66,5 graus. Usando estes gabaritos apoiados sobre o gnomon, marque os pontos limites da declinação do Sol sobre as linhas das horas. Unindo estes pontos você encontrará uma reta que determina o equinócios e os ramos da hipérbole que indicam os solstícios.

Procedimento

Coloque o relógio em uma área exposta ao Sol e oriente a linha Norte-Sul verdadeiros. Use o gráfico da Equação do tempo e a Hora Local para corrigir as leituras.

27-jan-2004