Pergunta:

- Eu queria saber por que, com o passar do tempo, as constelacões vão aparecendo mais cedo no céu?

Resposta:

- Porque a Terra está se deslocando ao longo da sua órbita anual.
Você já observou que as constelações vão aparecendo cada dia mais cedo, mas já parou um pouquinho para pensar qual o ângulo que elas avançam por dia?
A Terra está girando em torno do Sol e demora um ano para voltar à mesma posição. É fácil: nosso ano tem 365 dias e a circunferência tem 360 graus, logo, dividindo 360/365 dá quase um grau por dia. Se dividirmos 365 dias por 12 meses, vamos descobrir que um mês tem 30 dias e ainda sobram 5 dias para atrapalhar as contas. É por este motivo que alguns meses do ano têm 31 dias! Este é o principio do nosso calendário.
A primeira descoberta da humanidade na astronomia foi exatamente a divisão do ano para se construir um calendário. Os antigos descobriram que após um ano, o desfile das constelações começava de novo e baseados neste movimento podiam prever quando iria fazer frio, quando iam começar as chuvas, as secas, etc. Aí resolveram criar uma constelação para patrocinar cada mês e deram a elas nomes de bichos: criaram o Zodíaco, (em grego zôo = animal, díaco = círculo, caminho do Sol) que é usado até hoje pelos astrônomos e astrólogos.
Já pensou quanta gente deve ter estudado este movimento das estrelas até conseguir saber quantos dias tinha um ano?
Leia na seção Dicas o texto Os calendários.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas