Pergunta:

- O movimento de precessão, nutação e translação são responsáveis sobre o fenômeno da glaciação?

Resposta:

- Os movimentos de precessão, nutação e translação são fenômenos físicos que afetam a maneira da Terra girar no espaço.
A precessão é o deslocamento da posição do eixo da Terra que se completa a cada 26.000 anos.
A nutação é uma oscilação irregular neste movimento e tem um ciclo aproximado de um ano.
A translação é o giro da Terra em torno do Sol e tem um período de um ano.
A glaciação parece ter pouca ou nenhuma relação com estes movimentos. É um fenômeno climático e ocorre, segundo os pesquisadores, a cada 150.000.000 de anos.
Apesar de não estar ainda bem entendido, este fenômeno parece ter relação com o período de translação do sistema solar em torno do centro da Galáxia. Durante seu deslocamento, o sistema solar poderia atravessar concentrações de matéria interestelar que poderiam afetar o clima da Terra.
O Sol também pode ser o responsável por este fenômeno, já que está sujeito a uma ligeira instabilidade na sua conversão de energia, que poderia ser afetada por campos magnéticos de algumas regiões do espaço.
Milutin Milankovitch (1879-1958), um cientista iugoslavo, conseguiu comprovar um ciclo secundário de variações a cada 100.000 anos, devido a alterações na excentricidade da órbita da Terra, que poderiam gerar alterações no ciclo climático.
Entretanto o equilíbrio climático da Terra é muito delicado e pode sofrer influências de qualquer agente modificador, como a atual poluição do ar, que aliada a qualquer outro fator aparentemente desprezível, pode desencadear uma alteração maior.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas