Pergunta:

- Gostaria de saber como proceder substituindo a lente de 8 graus por uma de 20 na montagem da luneta. Vocês poderiam me passar o esquema todo?

Resposta:

- Acho que você está querendo substituir a lente de 8 dioptrias, ou 8 graus por uma de 20 graus para obter mais aumentos, não é?
O problema é que um acréscimo nos aumentos vai significar um aumento absurdo na aberração esférica e a imagem não vai permitir nenhuma observação.
Para oculares curtas, teremos de usar as oculares compostas por duas ou três lentes, calculadas para reduzir esta aberração.
Aí aparece um outro problema: com um número maior de aumentos os defeitos da objetiva se tornam também maiores, gerando grandes aberrações esféricas e cromáticas.
Leia na seção Dicas : Lunetas e telescópios o que significam estas aberrações e porque temos de usar objetivas mais complicadas.
Visite a página do observatório e leia na seção Faça o seu telescópio o ítem Os acessórios que traz mais informações sobre oculares. Veja nas ilustrações como elas são construídas.
Quem sabe você se anima a construir um telescópio de verdade!

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas