Pergunta:

- Gostaria de saber tudo sobre Auroras Boreais e Manchas Solares. Quero saber, também, o que as telecomunicações têm a ver com as Auroras Boreais e com as Manchas Solares... É URGENTE!!!

Resposta:

- Como você sabe, as ondas de rádio se propagam em linha reta. Deste modo estações localizadas além da linha do horizonte não deveriam poder ser sintonizadas, certo? Mas independente disso os rádios funcionam. Como é que pode? É que uma das camadas externas da nossa atmosfera é ionizada pela radiação que vem do Sol e funciona como um espelho, que reflete de volta as ondas que transmitimos. Chamamos a esta camada de ionosfera . Refletindo nesta camada a onda de rádio consegue contornar a Terra. As ondas mais curtas refletem melhor que as ondas longas. Por este motivo usamos rádios neste comprimento de onda para ouvir estações distantes. Durante a noite o ruído de fundo diminui e conseguimos sintonizar estações de radio do outro lado da Terra, do Japão, por exemplo. As transmissões de FM (freqüência modulada) e de televisão não refletem nesta camada, por isso somos obrigados a usar antenas "parabólicas" que recebem o sinal dos satélites.
A atividade do Sol cria grandes perturbações nesta camada. Por este motivo, quando detetamos um grande número de manchas solares, a transmissão de rádio fica prejudicada. Leia na seção Astronomia o texto O Sol onde você vai encontrar mais sobre manchas solares.
Com o movimento de rotação a Terra cria um campo magnético que a envolve e que é distorcido pela radiação do Sol. Nos pontos onde o campo magnético "entra" e "sai" da Terra, estão os pólos magnéticos, que, concentrando mais radiação, formam auroras brilhantes.
Leia na seção Dicas no texto Luzes misteriosas , mais detalhes sobre este fenômeno, que já foi detectado em outros planetas do sistema solar.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas