Pergunta:

- O Sol é uma estrela de 3ª geração, o que quer dizer que antes dele duas outras estrelas se formaram e extinguiram-se, certo?
Se positivo, então há algum jeito de saber se houve algum planeta orbitando alguma dessas estrelas ancestrais do Sol?
E como essas duas estrelas se extinguiram? Através de supernovas? E que tipo eram elas?

Resposta:

- A concentração de elementos pesados no Sol parece indicar que uma parte deste material seria resultado de uma ou várias explosões de estrelas muito maiores, e portanto de vida muito mais curta. Chamamos estas estrelas mais massivas de População 2, para distinguir das estrelas mais jovens, formadas predominantemente de hidrogênio. Já que todo o material pesado é forjado no interior de estrelas, inclusive os átomos que formam nossos corpos, o que podemos supor é que o Sol se formou no meio de uma região já rica nestes elementos, o mesmo acontecendo com os planetas, que devem ter se formado na mesma época. É pouco provável que houvesse planetas rochosos orbitando uma estrela da População 1, já que não existiriam elementos pesados para formar estes planetas. É mais lógico supor que se formassem outras estrelas, que orbitariam umas às outras, como nos casos observados das estrelas duplas.
Veja na seção de Astronomia o texto As estrelas, onde voce poderá encontrar mais detalhes sobre o nascimento e morte das estrelas.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas