Pergunta:

- Estou necessitando de fazer conversões de "DATA" atual para sistema "Juliano'" Não tenho a menor idéia de como fazê-lo. Poderia me ajudar?

Resposta:

- Na verdade não usamos na astronomia o calendário Juliano que foi abandonado em 1582, e sim o dia Juliano .
Este sistema é muito usado para se determinar o intervalo exato entre duas datas.
Em primeiro lugar, foi definido que a mudança de datas se faz ao meio-dia no meridiano de Greenwich, e não à meia-noite, como no sistema convencional.
Em segundo, foi definido que o dia 1 de janeiro do ano 4.713 antes de Cristo, como início da contagem de dias. A partir dai são contados os dias, e a cada meio dia é somado mais um. As horas, minutos e segundos são dados na forma decimal, assim o dia Juliano é composto de uma parte inteira e uma parte fracionária.
O seu e-mail foi enviado às 23 horas e 13 minutos de 16 de setembro de 2002, isto é, no instante, que registrado como dia juliano dá 2.452.534,5924.
Agora, quando escrevo este e-mail - 17 de setembro de 2002 às 7:05:55 - (10:05:55 hora de Greenwich) estamos no dia Juliano 2.452.534,9208. Desta maneira é facil calcular o intervalo de tempo entre a sua consulta e a resposta: 0,3284 dias julianos.
Ao meio dia de Greenwich (9 da manhã, hora local) chegaremos ao dia juliano 2.452.535,0.
Existem alguns programas para facilitar as contas, mas todos se resumem em contar os dias, não esquecendo os anos bissextos. Para facilitar as contas, adotamos como referência, uma data mais recente.
Um bom método consiste em anotar os dias julianos em uma agenda e calcular somente a parte fracionária (hora:minuto:segundo). Este é o sistema que eu uso no campo.
Os programas de localização tipo planetários, normalmente fornecem o dia juliano.
Se você conhece e usa a linguagem Basic, existem programas disponíveis para download no site da Sky & Telescope que convertem diretamente as datas.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas