Pergunta:

- O que aconteceria com a humanidade se algum asteróide se chocasse com a Lua?

Resposta:

- Como você pode ver com um telescópio, ou mesmo com um binóculo, a Lua está cheia de "cicatrizes". Algumas foram criadas por erupções vulcânicas, mas a maioria é de impactos de asteróides. Como a Lua tem uma massa enorme ( 7,353 x 10 22 kg ) ela pode absorver o impacto de grandes asteróides sem grandes problemas.
Lembre-se que, como a Terra, a Lua tem uma crosta rochosa sobre um núcleo quente e mais mole. Dependendo do tamanho do asteróide, o impacto quebraria esta casca e o asteróide penetraria no núcleo pastoso. O impacto criaria uma cratera e lançaria muitas rochas e poeira para cima. Na ausencia de atmosfera a poeira cairia rapidamente. Dependendo do ângulo do impacto, alguns estilhaços poderiam escapar do campo gravitacional da Lua e seguir na direção da Terra ou do Sol .
A nossa atmosfera nos protegeria dos estilhaços menores, mas alguns poderiam chegar ao solo causando pequenos estragos. De qualquer maneira, seria um espetáculo chocante, mas de proporções infinitamente menores do que se o impacto ocorresse com a Terra e esta segunda opção é muito mais provável.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas