Pergunta:

- O conceito "Raias Negras" pode ser dado à queima de qualquer metal que absorve luz ? É isto ? Como explicar raias negras ?

Resposta:

- As chamadas raias negras, são na verdade raias de absorção, que aparecem no espectro da luz decomposta, enquanto as brilhantes são chamadas raias de emissão.
O modelo atômico de Rutherford diz que o átomo é formado por um núcleo cercado por elétrons que ocupam vários "níveis", chamados de s, p, d, f e g.
Quando um elétron é excitado e muda para um nível superior ele absorve uma determinada quantidade de energia em um determinado comprimento de onda. Quando muda de um nível superior para um inferior ele emite de volta esta energia.
Se analisarmos o espectro da luz emitida por um determinado elemento aquecido, encontraremos as raias de emissão para cada nível diferente de energia. Fazendo o caminho inverso, analizando estas raias podemos determinar a que elemento pertencem.
Quando a luz atravessa nuvens formadas por outros elementos, os elétrons destes elementos são excitados e podemos analisar a composição da nuvem pelas raias de absorção.
Baseados nestes princípios básicos são construídos os espectrofotômetros de emissão ou de absorção atômica, que são usados para as mais diversas análises nos laboratórios.

Veja também: O espetroscópio em Ensaios e O efeito Doppler em Dicas.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas