Pergunta:

- Como nasceu o sistema solar?

Resposta:

- Imagine várias estrelas formadas de hidrogênio, enormes, muito brilhantes e instáveis que forjaram no seu núcleo elementos mais pesados, como o oxigênio, o carbono, o calcio, o silício, o ferro, etc., mas duraram pouco e acabaram explodindo.

Elas lançaram seu material ao espaço numa enorme nuvem de poeira e gases.

Em um ponto desta nuvem houve um pequeno desequilíbrio e um redemoinho começou a juntar a matéria espalhada.
O momento angular da nuvem fez com que ela aumentasse a rotação à medida que diminuía de tamanho. O centro concentrou a maior parte da matéria, enquanto que no meio da nuvem apareceram alguns pequenos grânulos. A enorme quantidade de matéria no centro ultrapassou o limite da estabilidade e deu inicio a uma reação nuclear simples: a fusão do hidrogênio.

E nasceu o Sol!

Sua luz inundou a nuvem, mostrando centenas de milhares de corpos menores, os planetas, num movimento caótico. Os maiores atraiam os menores e eles se chocavam.
Todos os corpos em desequilíbrio caíram no Sol, ou adquiriram trajetórias hiperbólicas que os lançaram para longe.
Os mais pesados e estáveis começaram a se posicionar em um plano perpendicular ao eixo de rotação do sistema formando um disco e capturaram corpos menores que se tornaram satélites.

Depois de 4,5 bilhões de anos poucos planetas, satélites e asteróides sobreviveram a este bombardeio e sobraram apenas alguns milhares de corpos que conhecemos hoje.

Como ele foi formado por elementos pesados formados por outras estrelas, dizemos que o Sol é uma estrela de segunda ou terceira geração. Nossos corpos também são formados por este material, por isso podemos dizer que somos feitos de poeira de estrelas.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas