Pergunta:

- O que desacelera a rotação da Terra? Em vez de falarem: "ah, são as marés gravitacionais, blá blá blá blá...", expliquem como isso acontece, por favor...

Resposta:

- Você concorda que a atração da Lua forma marés nos oceanos? A Lua é responsável por 2/3 das forças de maré e 1/3 é responsabilidade do Sol. Ela pode variar de alguns centímetros a vários metros, dependendo da posição da Lua em relação ao Sol, das barreiras físicas e do relevo do fundo do mar. Nas diversas situações durante uma lunação, estas forças podem se somar ou diminuir.
Como a Lua faz uma revolução a cada 29 dias aproximadamente, esta "onda" irá acompanhar este período.
Mas a Terra gira a cada dia, fazendo com que ela seja "arrastada" para frente, ou seja, para a posição "adiantada" em relação à linha que une os centros da Terra e da Lua.
Para forçar este movimento a Terra gasta energia.
A água acumulada nesta crista tem uma massa, e é a resultante da atração desta massa sobre a Lua que faz com que ela ecelere.

Na parte superior supomos a Terra parada. As marés ficam alinhadas com a reta que une os centros de massa dos corpos.
Mas como a Terra gira, ela arrasta uma massa de água (e deforma um pouco a Terra também) no sentido da sua rotação.
Vamos supor que o ponto vermelho fosse o centro de massa da água deslocada. Esta massa atrairia a Lua com um determinado ângulo avançado em relação à linha do centro.
Podemos decompor esta força f nas componentes r2 na direção da Terra e outra r1 no sentido de aceleração da Lua.
É esta pequena resultante r1 que retarda a rotação da Terra e aumenta a velocidade orbital da Lua, fazendo com que ela se afaste um pouco (cerca de 4 cm) a cada ano.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas