Construa uma luneta

Luneta de Kepler

Perguntas e Dúvidas?

É fácil construir uma luneta. Você vai precisar de uma lente de óculos de um grau (positiva) para a objetiva, uma lente de 8 graus (positiva) ou duas de 4 graus para a ocular e um pedaço de tubo de papelão de 30 a 50 mm de diâmetro com um metro de comprimento, daqueles usados para transportar plantas e desenhos pelas copiadoras. As lentes são fornecidas redondas pelas ópticas, com 60 ou 75 mm. Para reduzir a aberração esférica, este diâmetro será reduzido para 25 mm esmerilando as lentes, ou simplesmente com o uso de um diafragma de cartolina. Uma opção mais barata é usar as lentes de acrílico de óculos de leitura importados, vendidos pelos ambulantes a 4 ou 5 reais.

Dioptria é a unidade de medida do "grau" de uma lente. É o inverso da distância focal f da lente. Como nossa unidade de medida linear é o metro, a distância focal da objetiva será:

fob = 1 / 1 dioptria = 1 metro ou 100 cm.

A distância focal da ocular será:

foc = 1 / 8 dioptrias = 0,125 m ou 12,5 cm

O comprimento total da luneta será então de 100 + 12,5 = 112,5 cm.

Para calcular o aumento da nossa luneta, basta dividir a distância focal da objetiva pela distância focal da ocular, assim:

fob / - foc = 100 cm / - 12,5 cm = - 8

A especificação da nossa luneta será 8 x 25 f/40.

8x significa que dará oito aumentos. 25 é a abertura, porque a lente tem 25 mm de diâmetro livre, por dentro do tubo.

Sua luminosidade será f/40 : fob / D = 1000 mm / 25 mm = 40 O sinal menos na fórmula indica que a imagem será invertida.

Luneta de Johannes Kepler

Fixe a objetiva na frente do tubo usando fita crepe ou cola branca e cartolina. Enrole um pedaço de cartolina de 30 cm de largura, faça um tubo que encaixe dentro do tubo maior e prenda neste a lente ocular. Use uma rodela de cartolina escura do tamanho da lente com um furo de 10 mm no centro, como um diafragma, para limitar o campo de visão da ocular. Deslizando este tubo dentro do maior você poderá focalizar objetos distantes.

Foi uma luneta assim que Johannes Kepler sugeriu em seu trabalho Dioptrice , publicado em 1611, trocando pela primeira vez, a ocular negativa de Galileu por uma positiva, o que inverteu a imagem, mas melhorou substancialmente a qualidade óptica.

Mas se você quer boas imagens e um instrumento mais poderoso, consulte a seção Faça seu telescópio do nosso site, onde poderá encontrar informações detalhadas para este trabalho.

14-fev-2004