GTC

Gran Telescópio Canárias

Dúvidas e Perguntas?

Está sendo inaugurado no Observatório Roque de los Muchachos, na Caldera de Taburiente, o pico vulcânico da ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias (Espanha) o que virá a ser o maior telescópio do mundo.

Quando completo, seu espelho primário terá 10,4 metros de diâmetro, deixando para trás os gigantescos telescópios gêmeos Keck de 9,8 metros e será formado por 36 segmentos, dos quais 12 já estão instalados.
Sua primeira luz será coletada nesta sexta-feira, 27 de julho.

Desenho renderizado do GTC,
 o maior telescópio óptico do mundo

Os técnicos levarão ainda um ano para terminar o polimento dos 24 segmentos restantes, instalá-los e alinhá-los. Este telescópio teve um investimento de 176 milhões de dólares e sua construção consumiu sete anos, em vez dos três inicialmente previstos.O grande diâmetro do telescópio permitirá concentrar mais luz, tornando possível a aquisição de imagens de alta resolução em menos tempo, em um procedimento fotográfico mais rápido.

O GTC é um projeto liderado pelo Instituto de Astrofísica das Canárias (Espanha), e conta com a parceria do Instituto de Astronomia, do Instituto Nacional de Astrofísica, Ótica e Eletrônica (México) e da Universidade da Flórida (EUA).

28-jul-2007
Voltar