Genealogia de uma família mineira

Genealogia de um mineiro

Envie seus dados

Galeria de fotos

Descendente de uma família numerosa, e apreciador dos "causos" familiares, sempre me interessaram os registros de meus antepassados. Como primeiro neto, muito disputado pelas duas avós, com elas vivi durante algum tempo e delas pude ouvir muitas histórias sobre as aventuras e desventuras da família.
Em meio a tantos "personagens" tive muitos problemas para descobrir a quem se referiam, muitas vezes pelos apelidos familiares. O casamento de primos e a inevitável repetição de nomes tornava a tarefa quase impossível. Perdido em meio a incontáveis relatos resolvi montar minha árvore genealógica.
Minha ascendência une famílias portuguesas e italianas com sobrenomes Macedo, Moura, Castro, Valle, Leite, Rezende e Tostes pelo lado paterno, e Campelo, Alves, Silva, Magalhães, Moreira e Oliveira pelo lado materno. As primeiras tentativas de montar uma árvore esbarraram na dificuldade de obter dados confiáveis. A falta de registros oficiais nos séculos XVII e XVIII, num país imenso como o nosso, não foi compensada pelo rigor religioso que mantinha registros de casamento e batismo. Muitas vezes nos deparamos com um batistério onde estão registrados os nomes dos pais, às vezes até dos avós, onde se lê: "nesta data recebeu o sacramento do batismo uma criança de nome José". Com meu avô aconteceu assim!
Os sobrenomes acabaram sendo adotados segundo a conveniência ou a preferência da própria pessoa. A partir do século XIX as coisas se tornaram mais rígidas e os cartórios têm registros confiáveis, mas todos sabemos que muita gente ainda não é registrada.
Após um bocado de trabalho, consegui montar minha árvore com cinco gerações.

Árvore genealógica de cinco gerações

O casamento com Neuza Zanetti Bortolini, reuniu outros ramos de origem italiana: Bortolini, Presinoto, Bonesso e Zago pelo lado paterno, Zanetti, Nardi, Venturi e Vasi pelo lado materno.

Árvore genealógica de quatro gerações

Alguns antepassados zelosos conseguiram compilar milhares de nomes e publicar livros com registros desta genealogia. Dois pilares desta pesquisa são Genealogia Mineira de Arthur Rezende e Catas Altas do Mato Dentro do Padre José Evangelista de Souza - C.M.

Como uma família cresce geometricamente, a inserção de novas gerações torna-se um trabalho de Sísifo, pré-destinada ao caos e inviabilizando a impressão e atualização de livros.

A popularização dos computadores nos forneceu uma ferramenta insuperável neste trabalho.

Por isso decidi criar um sistema mais flexível de registro, que permitisse limitar os ramos à ascendência direta, sem restrições ao registro de qualquer outra linha de interesse.
Para permitir o fácil manuseio e evitar os tamanhos absurdos dos softwares criados para o Windows, optei pelo compilador Clipper. Este software permite criar programas gerenciadores pequenos para manusear grandes arquivos, roda em qualquer máquina que disponha do sistema operacional DOS, e cabe com folga em disquetes de 3,5", facilitando a cópia, o transporte e a divulgação dos dados.
Uma restrição é a limitação das "árvores" a cinco gerações, devido ao número de linhas da tela. Outra é a utilização de acentos e cedilhas. Estes sinais gráficos podem desorientar os indexadores.

O programa consiste de um gerenciador (familia.exe) que manipula os arquivos (arvore.dbf e registro.dbf) ordenados pelos indexadores. Os arquivos índices são criados durante a instalação (indexa.exe). Este programa acompanha o pacote e pode ser usado em eventuais emergências.

A base do sistema é uma ficha individual, onde são registrados o nome da pessoa, seu número de código (gerado automaticamente), nomes do pai e da mãe com seus códigos, as datas de nascimento e falecimento, observações (apelido, profissão ou título), idade, cônjuges e filhos na ordem cronológica (se as datas estiverem registradas).
Com base no código o sistema amarra cada nome aos nomes de seus pais criando uma rede. Estes códigos serão necessários também durante as inevitáveis alterações.
Para evitar duplicidade, são usados sempre os nomes de batismo. O programa controla e alerta contra a inserção de homônimos, tão comuns em algumas famílias. A página inicial do programa gerenciador tem as opções:

1- Consulta - Realiza a busca pelo nome (ou pelo inicio do nome) e mostra a ficha individual.
2- Pesquisa - Realiza buscas por parte do nome ou do apelido (campo observações).
3- Arvore - Constrói a árvore com os nomes disponíveis (como no exemplo acima).
4- Lista - Gera uma listagem completa, na tela ou na impressora de todos os registros.
5- Inclui - Faz a inclusão de novos nomes e dados.
6- Altera - Permite a alteração dos dados.
7- Deleta - Apaga o registro selecionado pelo nome completo.
8- Dicas - Fornece algumas orientações básicas.
9- Termina - Encerra o programa mostrando uma listagem natalícia e necrológica da data.

Os números podem ser usados como atalho para cada função. Cada página aberta traz instruções dos comandos imediatos.

Se você se interessa pelos dados da nossa família, faça o download do programa familia.zip e instale no seu computador. Já existem mais de 5.000 nomes cadastrados. Se o seu ramo não estiver completo, você poderá incluir os nomes faltantes. Se possível mande um e-mail para atualização do meu banco de dados.

Se você quer montar a sua própria arvore genealógica, faça o download do programa genealog.zip com os arquivos vazios e instale em seu computador. Para melhores resultados, e menos trabalho, comece a inserção de dados pelas pessoas mais velhas, deste modo o programa poderá auxiliar na complementação de dados já existentes no arquivo.

Instalação

- O download pode ser feito em qualquer diretório.

- Usando o Windows Explorer ou no prompt C: do modo DOS crie um sub-diretório Familia:

     C:\> md Familia

- Use o WinZip para descompactar os arquivos neste diretório.

- No modo DOS, para entrar neste diretório tecle:

     C:\> cd familia
C:\Familia> indexa

- Este comando irá gerar os arquivos índices ou fará a reindexação se já existirem.

- Neste diretório tecle:

     C:\Familia> familia

- Você está pronto para iniciar o trabalho.

- Encerre sempre o programa teclando 9 para que os arquivos sejam salvos.

- Se desejar, crie um atalho para o programa. Basta abrir o Windows Explorer e clicar com a tecla direita do mouse sobre o programa familia.exe. Selecione Enviar para > Área de trabalho > OK. Divirta-se!

Marcelo Macedo Moura - 15-nov-2003

Observatório Phoenix