Phoebe

Saturno IX

Dúvidas e Perguntas?

Foi descoberto por W. Pickering em agosto de 1898. Com uma órbita retrógrada bastante inclinada em relação aos anéis e aos outros satétites, é possível que Phoebe seja um asteróide capturado pelo planeta.
A sonda Cassini está enviando fotos e dados coletados durante o rendez-vous de 11-jun-2004 para uma análise mais detalhada.
Medições recentes determinaram sua densidade em 1.630 kg/m3, muito mais alta que a dos outros satélites e mais parecida com a dos corpos do cinturão de Kuiper.
A análise da superfície indica a presença de gelo, rochas e dióxido de carbono, composição muito parecida com a encontrada em cometas.
A temperatura da superfície é de 110 kelvins e as fotos de alta resolução mostram uma superfície crivada de crateras, resultado do impacto de meteoritos. Estes dados reforçam a teoria de sua origem no cinturão de Kuiper.
Recentemente a IAU batizou 24 de suas mais destacadas crateras, usando nomes dos argonautas, como Hylas, Philias, Amphion, Eurytion, Talaus, Erginus, Jason, Euphemus, Iphitus, Butes, Eurydamas, Cantus e Oileus, tornando-se mais um dos satélites cartografados do sistema solar.

Voltar