Terminada a fase de desbaste, vamos começar a ajustagem.
Você deve ter notado que as curvaturas da ferramenta e do espelho ainda não se ajustam muito bem. O espelho está com uma borda ainda não esmerilada, e o mesmo acontece com o centro da ferramenta.
Desmonte a bancada lave tudo para eliminar os resíduos de abrasivo #80.
Use uma toalha velha para forrar a pia durante a lavagem dos blocos, para evitar que alguma batida venha lascar os vidros.
Os procedimentos de ajustagem se parecem com os de desbaste mas têm cursos menores , limitados a 1/3 do diâmetro do espelho. No movimento 3 o centro do espelho é movimentado lateralmente enquanto fazemos um ziguezague. No movimento 4 fazemos o mesmo que no movimento 2 do desbaste, mas com cursos menores e podemos aumentar de 10 para 20 o número de golpes em cada direção.
Nesta fase você vai usar os abrasivos #220 e #500 e deve gastar cerca de 3 horas para cada etapa.
Começando o trabalho pelo abrasivo #220 diluído em água, e alternando os cursos 3 e 4 de ajustagem vá corrigindo a curvatura das duas peças, até que a borda brilhante do espelho desapareça completamente e que os blocos deslizem livremente, um sobre o outro. O curso 3 tende a reduzir a distância focal e o curso 4 tende a aumentar.
O formato que permite este movimento é o de uma calota esférica, que deve ficar tão perfeita quanto possível. Agite a água no copo com a colherinha e aguarde alguns segundos antes de retirar o abrasivo em suspensão. Isto dará tempo para alguma partícula maior sedimentar e evitará arranhões no espelho. Nunca deixe o espelho sobre a ferramenta suja, mesmo que por pouco tempo. Durante o trabalho não deixe o abrasivo secar: os blocos podem agarrar e é difícil separar .
De vez em quando verifique a distância focal. Basta molhar o espelho, projetar a imagem do Sol sobre um anteparo e medir a distância do foco até o espelho com uma trena. Mantenha o eixo óptico apontado para o Sol, para evitar astigmatismo (ovalização) da imagem. Afaste e aproxime o anteparo até conseguir a menor imagem: aí é o foco!
Se a distância focal estiver muito menor que a desejada, fixe o espelho na bancada e trabalhe com a ferramenta por cima.
Se necessário refaça o chanfro da borda da ferramenta para evitar que ela solte pequenas lascas de vidro que poderiam arranhar o espelho. Se o chanfro da borda do espelho ficar muito estreito, refaça este também.
Quando a ajustagem estiver satisfatória e todos os sinais do abrasivo #80 tiverem desaparecido (use uma lente forte para verificar), lave tudo de novo e recomece com o abrasivo #500.
Nesta etapa evite colocar o peso da mão sobre o espelho e faça movimentos bem aleatórios para evitar a possibilidade de astigmatismo.
Use a marca do verso do espelho como referência e mude freqüentemente a sua posição em relação à ferramenta.
O abrasivo #500 vai dar ao espelho uma aparência aveludada bem fina.
Trabalhe até eliminar todos os traços do esmeril anterior. Verifique com a lente perto da borda do espelho, onde normalmente ainda podem sobrar alguns sinais.
Quanto mais fino o esmeril, maior é a possibilidade de ocorrer um arranhão. Para verificar se a ajustagem está satisfatória você pode fazer um teste atritando levemente os blocos limpos e secos. Os pontos de contato serão revelados com uma olhada rasante: ficarão mais brilhantes.
Com uma ajustagem bem feita, a lapidação ficará bem mais fácil.
Mude a sua posição em torno da bancada a cada bateria de movimentos.
Evite correntes de ar que podem carregar poeira e use panos limpos para enxugar os blocos quando lavar.