A cinta de fixação

Para suportar o tubo, faremos uma cinta onde são montados dois mancais de madeira torneada de 76 mm de diâmetro.
Esta cinta permitirá equilibrar o telescópio com qualquer acessório, e ainda girar o conjunto para colocar a ocular na posição mais conveniente.
Para construí-la, precisaremos de uma tira de chapa de alumínio ou de aço de 1,5 mm de espessura, de 90 x 420 mm . Trace as linhas de centro nos dois sentidos e marque as posições dos furos . Faça 4 furos de 3 mm (1/8") nas extremidades com espaçamento de 5 e 25 mm a partir das bordas a 5 mm da extremidade. Faça dois furos de 6 mm (1/4") igualmente espaçados com 240 mm de centro a centro sobre a linha de eixo longitudinal da chapa e centrados nestes, os furos de 3 mm para fixação dos mancais de madeira. Estes furos maiores serão usados para centralizar os mancais.
Com uma chapa mais fina faça 8 tiras de 10 x 70 mm para as alças. Faça furos de 3 mm (1/8") localizados a 5 mm das bordas.
Conforme a chapa da cinta em torno de um bloco redondo ou do próprio tubo. Dobre as alças sobre uma barra redonda de 10 mm de diâmetro e fixe-as com rebites na cinta. Faça 4 tarugos de 30 mm com a barra redonda, fure 2 com uma broca de 4 mm (5/32") e rosqueie para a instalação de dois parafusos de 5 mm (3/16"). Faça furos passantes de 5 mm (3/16") nos outros dois.
Para os mancais, torneie duas rodinhas de madeira dura de 20 mm com 76 mm de diâmetro com um furo de 6 mm (1/4") no centro. Use formão e uma lixa sobre o tubo do telescópio para fazer o rebaixo côncavo. Instale os mancais com rebites de alumínio e fixe com parafusos.
Uma outra opção é fazer os discos de madeira de 15 mm de espessura e usar um pedaço de tubo de PVC de 76 mm (3") para fazer a adaptação à curvatura da cinta. Cole uma tira de feltro na parte interna para protejer o tubo contra arranhões.

Se você tiver optado por um tubo de 200 mm, a cinta deverá ser proporcionalmente maior. Neste caso, use discos de madeira e pedaços de tubo de 102 mm (4").