A torre giratória

A torre giratória permitirá movimentação do telescópio em todas as direções. O conjunto será montado sobre a bancada que fizemos para trabalhar o espelho.
Para isso vamos fazer uma caixa de madeira, conforme o desenho que será encaixada no topo do tubo do tripé.
Vamos precisar de uma tábua de 215 x 156 x 15 mm, duas de 70 x 156 x 15 mm (uma deverá ter um furo de 65 mm no centro) e dois pedaços de compensado de 10 mm de 215 x 300 mm para recortar duas peças conforme o desenho . Use cola e pregos ou parafusos para montar a torre.
Nos pontos de apoio usaremos blocos de nylon, PVC ou madeira dura de 10 x 10 mm encaixados e colados para permitir um movimento suave. Para fazer o cone de apoio, torneie nylon ou uma rodinha usada de skate.

Agora basta instalar a cinta de posicionamento no ponto de equilíbrio do tubo e apoiar o conjunto sobre a torre.
Opcionalmente o espaço vazio de cada lado do tubo do tripé pode ser aproveitado para suporte de acessórios. Para isso coloque mais uma tábua de 10 mm x 156 x 70 com um furo de 65 mm. Use duas tiras de 50 x 176 mm de acrílico transparente para fazer os anteparos. Este suporte pode evitar a perda de oculares e acessórios durante as observações de campo.
Como o tubo de aço da bancada foi dimensionado para o trabalho de polimento, pode ser necessário cortar um pedaço para que o telescópio fique na altura ideal.
O tamanho vai depender da sua altura. Para medir, aponte o telescópio para o zênite e aproxime o olho da ocular, numa postura confortável. Verifique se o fundo do telescópio fica a uma distância razoável do chão.
Para funcionar bem a ponta do tubo de aço deve ser usinada ou limada no esquadro, com um chanfro interno para apoio do cone de nylon.
O telescópio deve girar suavemente em todas as direções.

Se você achar que o telescópio está se movendo com muita facilidade, podem ser instaladas cintas de freio sobre os mancais de madeira.
Para isso faça 4 mordedores de chapa de 1,5 x 10 x 80 mm dobrados em U e monte na torre. Use uma cinta de 10 mm de largura de plástico ou tecido e ajuste a tensão esticando a fita e travando com os mordedores.
Agora só falta dar o acabamento final com a cor de sua preferência.

Caso sua opção tenha sido pelo tubo de 200 mm, a torre, assim como o tripé, serão também proporcionalmente maiores.