As oculares

Página em construção

Tipos de oculares

Os primeiros acessórios da lista são as oculares. As nossas imagens podem ser seriamente comprometidas por oculares de má qualidade.
Fazer oculares é um trabalho que requer equipamento, vidro óptico de qualidade, usinagem mecânica fina e tecnologia para trabalho com lentes diminutas. Não é um trabalho para amadores. Nossas oculares servem apenas para buscadoras. Assim, somos obrigados a buscar no comércio, o melhor que pudermos comprar.
Como é a ocular que vai definir o número de aumentos do telescópio, é bom termos um conjunto de pelo menos três: uma para pequenos aumentos, em torno de 20 mm de distancia focal. Uma de 12 mm para aumentos médios e uma forte de 8 mm para separar estrelas duplas e observação de planetas. Oculares mais curtas praticamente não são usadas e ficam esquecidas no fundo dos armários.

Existem vários tipos de oculares, mas que podemos reunir em três grupos principais.

1- As mais baratas são as oculares simples. São formadas por duas lentes e a qualidade óptica é apenas razoável. Algumas são muito bem feitas. Podem ser encontradas em microscópios. Ex: Huygens e Ramsden . Existem oculares construídas com um único bloco de vidro óptico, como as Tolles onde a "cintura" serve de diafragma.
Alguns amadores optam por polir lentes e montar oculares tipo Huygens, Dollond ou Ramsden com pedaços de lentes de óculos, com uma face plana e uma esférica com curvaturas entre 5 e 40 mm de raio, com resultados satisfatórios.

2- As oculares compostas de um "doublet" acromático e uma lente de campo ou um "triplet" acromático. São um pouco mais caras mas são muito boas. Ex: Kellner e Steinnheil .

3- No topo de linha temos as oculares formadas de dois "doublets" acromáticos e de desempenho excelente. Ex: Plössl e ortoscópica .
Para telescópios de grande campo, existem oculares específicas, como as Erfle e as asféricas , que têm lentes paraboloidais para corrigir a curvatura do campo.

Quanto tiver algum portador dos Estados Unidos, uma boa pedida é encomendar oculares. São fáceis de encontrar na especificação correta, os preços são acessíveis, são pequenas e fáceis de transportar.
Na Europa podem ser encontradas boas oculares, mas o preço é bem mais salgado. O Japão também está fazendo boas oculares com bom preço, que podem ser encontradas nos Estados Unidos.

Os Filtros

Existe uma grande variedade de filtros para uso na observação lunar, de planetas, de nebulosas, estrelas, anti-poluição, etc.
Um filtro se destaca neste conjunto: o filtro solar.

Cuidado! Nunca observe o Sol sem um filtro.

Num telescópio desta abertura nunca use aquele filtro pequeno atarraxado na ocular. A concentração de calor pode rachar o filtro e permitir a passagem direta da luz cegando o observador. Para sua utilização, utilize uma máscara com um furo de, no máximo, 50 mm de diâmetro para restringir a entrada de luz no telescópio. Existem filtros de abertura total, que são usados na frente do telescópio, limitando a entrada de luz no interior do aparelho. Estes filtros são mais seguros. Podem ser de vidro óptico ou filme plástico metalizado. Os de filme plástico são bastante acessíveis e abrem um campo à parte: a observação direta do Sol, suas manchas e os eclipses.

Vários outros acessórios podem se juntar a estes, como extensores para observação terrestre, inversores de imagem, multiplicadores de aumentos (Barlows), alargadores de campo ("rich field adaptor"), adaptadores para câmaras fotográficas, círculos graduados para altura e azimute, etc, variando sua importância de acordo com as preferências do astrônomo.