Complementos

Seu telescópio está quase pronto, mas precisamos equipá-lo antes da primeira observação.

Existe uma enorme quantidade de complementos, para as mais diversas aplicações, mas os mais importantes são:

Os focalizadores
As oculares
Os apontadores
As buscadoras
Os filtros
Os acessórios


Os focalizadores

Para terminar a montagem do telescópio precisaremos de um suporte de oculares ou focalizador.
Eles podem ser encontrados nas mais diversas opções, para oculares de 0.965" (24,5 mm), para oculares do chamado "padrão americano", de 1,25" (32,7 mm) e até para oculares de 2" (50,8 mm). Antigamente os franceses usavam oculares de 27 ou 50 mm de diâmetro, mas estas medidas não são comuns no nosso mercado.

Existem muitos modelos, desde os deslizantes mais simples, passando por aqueles com redutores micrométricos para focalização mais precisa, até os motorizados, para atuação remota.

Um focalizador deve ter um acionamento suave, mas capaz de suportar cargas, como uma ocular mais pesada ou uma máquina fotográfica sem perder o alinhamento com o eixo óptico. Para escolher o focalizador mais adequado ao seu instrumento (e ao seu bolso) veja Os Focalizadores .

As oculares

Os primeiros acessórios da lista são as oculares. As nossas imagens podem ser seriamente comprometidas por oculares de má qualidade.
Fazer oculares é um trabalho que requer equipamento, vidro óptico de qualidade, usinagem mecânica fina e tecnologia para trabalho com lentes diminutas. Não é um trabalho para amadores. Nossas oculares servem apenas para buscadoras. Assim, somos obrigados a buscar no comércio, o melhor que pudermos comprar.
Como é a ocular que vai definir o número de aumentos do telescópio, é bom termos um conjunto de pelo menos três: uma para pequenos aumentos, em torno de 20 mm de distancia focal. Uma de 12 mm para aumentos médios e uma forte de 8 mm para separar estrelas duplas e observação de planetas. Oculares mais curtas praticamente não são usadas e ficam esquecidas no fundo dos armários.
Analise os modelos e preços e veja como escolhê-las em As Oculares

Os apontadores

O segundo item mais necessário num telescópio é um dispositivo ou sistema auxiliar de apontamento. Quem já tentou localizar um astro sem um apontador sabe como isso é difícil, e dependendo da posição do telescópio, é uma tarefa quase impossível.

O campo de um telescópio é muito pequeno e precisaremos de algo para auxiliar nesta tarefa. Não é necessário um sistema complicado. Às vezes uma simples "alça de mira" pode resolver o problema.

Veja como construir um em Os Apontadores .

As buscadoras

Um sistema de apontamento mais sofisticado é uma luneta buscadora ou luneta de busca.
Como uma mira telescópica de um rifle ela permitirá um apontamento mais preciso, com uma enorme vantagem: um ganho extra de luz.
Apesar de seu pequeno aumento ela permitirá apontar algo que não podemos ver a olho nu graças à maior abertura da lente frontal.
Uma buscadora de 7 aumentos com 40 mm de abertura pode ver as luas de Júpiter!

Se não puder comprar uma luneta de busca no comércio, tente conseguir pelo menos um "doublet" acromático; para montar uma veja As buscadoras .

Os filtros

Existem vários tipos de filtro no mercado, como filtros antipoluição, filtros para maior contraste, filtros para redução de brilho para Lua, etc.
Os principais continuam sendo os UBV usados como padrão na fotometria, mas de modo geral, amadores usam poucos filtros.
Para conhecê-los melhor veja Os filtros

Os acessórios

Quem nunca não usou uma embalagem de filme para tentar observar com uma ocular de medida diferente?
A gente sempre pode improvisar para usar uma ocular, mas quando o equipamento é mais pesado, como uma máquina fotográfica ou uma câmara CCD não vale o risco.
O mercado oferece uma enorme lista de adaptadores para os mais diversos fins. Conheça alguns deles em Os acessórios .
Vários outros acessórios podem se juntar a estes, como extensores para observação terrestre, inversores de imagem, multiplicadores de aumentos (Barlows), alargadores de campo ("rich field adaptor"), adaptadores para câmaras fotográficas, círculos graduados para altura e azimute, etc, variando sua importância de acordo com as preferências do astrônomo.