As lunetas buscadoras

Página em construção

Uma solução melhor e mais definitiva é a construção de uma luneta buscadora , que além de proporcionar um pequeno aumento, ajuda com seu ganho de luz na localização de objetos mais escuros.
É uma luneta de pequenos aumentos (3 a 8X) montada sobre uma base de alinhamento ajustável e pode ser dotada de um retículo, o que melhora bastante a sua precisão.

Esta luneta deve ser a menor possível, para evitar problemas no transporte e desequilíbrio do telescópio.
De maneira geral são limitadas a 50 mm de abertura, as preferidas por observadores de objetos de céu profundo, mas lunetas de 20 ou 30 mm são suficientes.

Para se montar uma, precisamos encontrar no mercado um "doublet" acromático de 20 ou 25 mm de diâmetro, com uma distância focal em torno de 150 mm. Existem muitas lentes de "Poliopticon" (DFVasconcelos) abandonadas por aí, que servem perfeitamente.
A maneira mais prática é usar tubos de PVC, que podem facilmente ser torneados e colados.

Alguns amadores usam lunetas com um prisma diagonal para colocar a ocular em posição mais favorável. Esta prática diminui o esforço físico para se posicionar abaixo da buscadora, mas dificulta sensivelmente o alinhamento do telescópio. Além de perdermos a noção da direção, o diagonal inverte a imagem exigindo movimentos contrários aos que usamos quando observamos pela ocular.

Muitos dos telescópios comerciais usam lentes simples diafragmadas, cheias de aberrações, mas que, nem por isso, deixam de ser úteis.
Se quiser montar uma assim , use duas lentes de óculos esféricas de 4 dioptrias ( f = 25 cm ), que resultarão em uma objetiva com f= 12,5 cm. Arredonde-as com um diâmetro externo de 21 mm. Use uma lente forte para ocular, como as usadas nos visores de slides. No tubo de 1/2" pode ser inserido um retículo. Faça um suporte ajustável para permitir a colimação.

Mas você pode usar uma mira muito mais simples. Basta montar um pedaço de tubo de PVC de 1/2" de 120 mm de comprimento, com um diafragma com uma abertura de 2 mm de diâmetro no lugar da ocular e um retículo feito com linha fina através de furos na outra extremidade. Ela não tem lentes mas funciona perfeitamente.