Gnomon polar / Escala equatorial

Dúvidas e Perguntas?

Considerações

Este é o relógio de Sol de construção mais simples que existe, já que a divisão da escala é feita em partes iguais de 15 em 15 graus. Em algumas construções imita uma esfera armilar de grande efeito decorativo.

Pode ser utilizado em qualquer latitude, mas a escala será maior, quanto maior for a declinação local, e se acima do círculo polar, deverá ter uma escala completa, de 360 graus.

A base deverá estar orientada no sentido Norte-Sul verdadeiros. O ângulo d é igual à latitude local. A linha P estará no alinhamento do meio dia e a projeção da ponta do gnomon V indicará a culminação do Sol no dia da passagem pelo zênite. A projeção da sombra da ponta do gnomon, ou uma outra referência, sobre estas linhas nos indicará o mês corrente e permitirá a correção da hora pela Equação do Tempo.

Material necessário (opção 1)

- Cartolina grossa ou papelão fino
- papel ou plástico translúcido
- 1 palito
- cola branca

Montagem

Sobre um pedaço de papelão retângulo de 26 x 8 cm trace o mostrador e as abas conforme o desenho.

Marque o centro do mostrador e com raios de 3 e 5 cm trace os limites da "janela". Use um transferidor para dividir a escala de 15 em 15 graus.
Com uma caneta faça a numeração* do mostrador.
Usando um estilete ou uma tesoura, retire a parte interna da "janela". Recorte um pedaço de 7 x 13 cm do material translúcido e cole por trás do mostrador com cola branca.

Recorte as abas com um ângulo d igual ao da sua latitude (verifique num mapa).
Dobre as abas para trás na linha vertical. Monte um palito na marca do centro do mostrador, deixando metade para cada lado. Coloque o palito perpendicular ao papelão e fixe com cola.

Procedimento

Está pronto! Coloque o relógio sobre uma superfície plana, com o ponteiro apontado no sentido Norte-Sul verdadeiro.

Enquanto o Sol estiver abaixo do equador, de outubro a março, a sombra do palito indicará diretamente as horas. De abril a setembro a sombra da parte de trás poderá ser vista sobre o visor.

Este relógio mostra a Hora Solar Verdadeira Local, e não a da Hora Legal Média que os relógios marcam, por isso ele apresenta diferenças de alguns minutos para certas épocas do ano. Se necessário faça as correções usando o gráfico da Equação do Tempo.

* Se você mora ao Norte do equador a escala deve ser graduada no sentido inverso.

Material necessário (opção 2)

- Papelão fino
- cartolina
- 10 cm arame 1 mm
- 5 missangas coloridas
- cola branca

Montagem

Sobre o papelão trace um quadrado de 10 cm de lado e faça o desenho conforme o croqui. Do canto inferior direito trace uma linha com um ângulo igual ao da sua latitude local. Use um mapa para encontrar o valor correto. Trace um retângulo de 130 mm de largura com altura igual ao da interseção do ângulo com a linha central. Trace um semi-círculo sobre a linha superior do retangulo com raio de 51 mm. Trace os entalhes para encaixar as pecas.
Usando uma tesoura recorte as duas pecas, encaixe e cole. Mantenha as pecas no esquadro até a cola secar.
Faça seu gnomon usando o pedaço de arame. Enfie as contas coloridas nas posições indicadas e cole.
Na cartolina trace a escala das horas, recorte e cole sobre o arco do suporte.
Finalmente cole o gnomon sobre o suporte inclinado.

Procedimento

Coloque o relógio sobre uma superfície plana, exposta ao Sol e oriente o suporte do gnomon no sentido Norte-Sul verdadeiro.
O gnomon irá projetar sua sombra sobre a escala e indicará a hora solar. Use o gráfico da Equação do Tempo para fazer a correção necessária.
Verifique qual das missangas está projetando a sombra sobre a escala. A passagem da sombra da missanga vermelha sobre a linha central vai registrar os equinócios (passagem do Sol para o outro hemisfério).
A sombra das missangas azuis marcará a passagem pelos solstícios. Use as missangas verdes para indicar o meio de cada estação.

Material necessário (opção 3)

- garrafa "pet" transparente
- cartolina
- barbante fino
- 1 missanga
- cola branca
- madeira ou arame para o suporte

Montagem

Fure o fundo e a tampa da garrafa. Cole a missanga no meio de um pedaço de barbante. Monte o barbante, bem esticado através da garrafa, de modo que a conta fique mais ou menos no meio.
Sobre a cartolina, desenhe a escala das horas, respeitando as dimensões da escala. Cole a cartolina na garrafa, com a escala para dentro, de modo que a linha central fique bem alinhada com a missanga.
Faça um suporte inclinado para a garrafa, com o ângulo de sua latitude local, usando madeira ou arame grosso.

Procedimento

Coloque a garrafa em seu suporte sobre uma superfície plana, exposta ao Sol e oriente o suporte no sentido Norte-Sul verdadeiro.
O gnomon irá projetar sua sombra sobre a escala e indicará a hora solar. Use o gráfico da Equação do Tempo para fazer a correção necessária.
Verifique onde a missanga está projetando a sombra sobre a escala. A passagem da sombra sobre a linha central (vermelha) vai registrar os equinócios (passagem do Sol para o outro hemisfério).
A sombra marcará a passagem pelos solstícios quanto atingir a linha externa (azul). A linha intermediária (verde) indicará o meio de cada estação.

16-jan-2004