O pluviômetro

Dúvidas e Perguntas?

Finalidade

O pluviômetro (do latim pluviu= chuva, metru= medir), também conhecido como hietômetro ou udômetro, destina-se a medir a quantidade de precipitação, em forma de chuva, garôa, orvalho, neve ou granizo em uma determinada região.

Esta precipitação é medida em milímetros, que distribuídos sobre uma determinada área, pode nos fornecer o volume de água precipitado.
Uma boa maneira de avaliar este volume é lembrar que cada milímetro de chuva lança um litro de água por metro quadrado.

Para medir a chuva, qualquer recipitente de formato prismático pode servir. Basta colocar uma latinha ou outro recipiente numa área descoberta. Como a área é constante, podemos medir diretamente quantos milímetros se acumularam dentro do recipiente, mas este processo tem pouca precisão, podendo gerar erros de 1 ou 2 milímetros.

Um meio mais exato de fazer a medida é usar uma vasilha de grande diâmetro e medir o volume de água acumulado através do uso de uma proveta. Dividindo o volume pela área de coleta do recipiente podemos obter dados com precisão de décimos de milímetro.

Nas regiões mais frias o conjunto deve prever um sistema de aquecimento para derreter a neve ou o granizo.

Nas estações meteorológicas são usados pluviômetros padronizados. O mais utilizado no Brasil é o padrão francês, conhecido como "Ville de Paris". Ele tem uma "boca" padronizada de 400 cm², e um reservatório com uma torneirinha para descarregar a água em uma proveta para medição. São fornecidas provetas especiais de 7, 10, 25 e 80 mm já graduadas para este tamanho da área coletora, de modo a evitar os cálculos.



Dados pluviometricos de Belo Horizonte (Bairro dos Caiçaras)
a partir de nov/2001.