Meteorologia

Dúvidas e Perguntas?

Considerações

A meteorologia é a ciência que estuda os fenômenos atmosféricos e está diretamente ligada à prática da astronomia. Para entender como as previsões meteorológicas são feitas e como os dados em que a ciência se baseia para as previsões são coletatos, vamos estudar um pouco alguns dos instrumentos do meteorologista.
Dados coletados por instrumentos simples ganham fundamental importância quando juntados a dados obtidos por complexos sistemas como os radares, balões e satélites meteorológicos que nos fornecem imagens das formações de nuvens sobre a Terra em tempo real.
As previsões meteorolócicas atuais são feitas por computadores de alta velocidade analisando um enorme volume de dados históricos e medições recentes coletadas por milhares de estações espalhadas por todo o mundo e dados recebidos dos satélites.

Objetivo

Conhecer e construir instrumentos de coleta de dados para o registro histórico e previsões meteorológicas.

Uma estação meteorológica

Uma estação de coleta de dados meteorológicos é um conjunto de instrumentos que nos fornecem a temperatura, a direção e velocidade dos ventos, os volumes de precipitações, o tempo de insolação, a umidade da atmosfera, a capacidade de evaporação, etc.

A coleta diária desdes dados e os históricos dos anos anteriores é que nos permitirão fazer comparações e arriscar a prever como se comportará o clima no futuro. Às vezes esta é uma necessidade imediata e a probabilidade de acerto está diretamente ligada à extensão do nosso conhecimento.

Por exemplo, qual é a probabilidade de observarmos o eclipse total do Sol no amanhecer do dia 29 de março de 2006, em Natal-RN?
Baseados nos registros dos anos anteriores poderemos decidir fazer ou não a longa viagem para observá-lo.
Milhares de pessoas dedicadas passam anos e anos coletanto estes dados sistematicamente para formar a base deste trabalho.

Muitos instrumentos específicos são utilizados e aqui vamos conhecer as características dos mais comuns.

Pluviômetro Termômetro Anemômetro
Anemoscópio Evaporímetro Psicômetro
Heliógrafo Barômetro Higrômetro

Muitos destes instrumentos podem ser construídos com materiais corrigueiros e nos permitirão obter dados bastante confiáveis se comparados aos registros oficiais.
Uma simples anotação nas nossas agendas de observações (veja na seção Dicas: Registrando os fatos) poderão nos ajudar no futuro.