O barômetro

Dúvidas e Perguntas?

Finalidade

Medir a pressão atmosférica.

Existem basicamente dois tipos de barômetros: os de mercúrio e os aneróides. O mais conhecido barômetro de mercúrio é o de Torricelli, que consiste simplesmente em um tubo de vidro cheio de mercúrio, invertido em uma cuba. A pressão atmosférica equilibra uma coluna de 760 mm de mercúrio ao nível do mar (1,0132 bar ou 101.325 Pa). Para melhorar a precisão é necessário fazer as correções para a temperatura ambiente e aceleração da gravidade local.

Existem modelos que usam a coluna de mercúrio de diferentes maneiras para aumentar a precisão, como os manômetros diferenciais de coluna em U. Nestes barômetros, uma camara de gás ou ar serve de volume de controle para medir a alteração de pressão medida pela diferença de uma pequena coluna de mercúrio ou outro fluido. Esta coluna ainda pode ser montada inclinada para aumentar a sensibilidade do instrumento.

Os sistemas aneróides usam um micrômetro para medir a deflexão de um diafragma colocado sobre uma cuba de vácuo parcial. Depois de aferidos com um barômetro de mercúrio, estes são os preferidos, pois têm grande sensibilidade e são bastante portáteis. Por este motivo são muito usados em estações móveis e nos altímetros de aviões.