A montagem do telescópio

Começaremos a montagem preparando o tubo que servirá como estrutura principal do telescópio . Quando construímos espelhos com dimensões diferentes da citada, poderemos ser obrigados a construir o tubo, pois não são encontrados no comércio. Uma das melhores opções é a resina armada com fibra de vidro . Para o tamanho padrão compre um pedaço de tubo de PVC de 150 mm, pelo menos 10 cm maior que a distância focal do espelho. Escolha um tubo bem reto e sem arranhões ou amassados. Escolha a ponta que tiver o melhor acabamento. Verifique se ela está perfeitamente no esquadro e sem rebarbas. Marque um ponto a 78 mm da borda. Este ponto será o centro do suporte de oculares. Marque quatro pontos, simetricamente, nas distâncias mostradas no desenho do suporte do diagonal escolhido e com um afastamento igual ao valor medido entre o centro do espelho diagonal e o centro das hastes. Depois de marcar os pontos com uma sovela, fure com uma broca de 3 mm e no lugar do suporte de oculares abra um furo de 40 mm de diâmetro. Trace o contorno no tubo para que este furo fique perfeitamente centrado com a marca.

Fixe o conjunto focalizador escolhido no tubo através de parafusos.

Monte a aranha e alinhe o centro do espelho com o suporte de oculares.

Monte o espelho principal na sua célula.

Apóie o tubo horizontalmente e introduza o conjunto suporte da objetiva pelo fundo. Focalizando um objeto bem distante ( de preferência a Lua ), posicione o conjunto até conseguir focalizar a imagem.

Lembre-se que quando focalizar um objeto no infinito o foco estará mais para dentro do tubo.
Se for usar máquina fotográfica tipo reflex no suporte de ocular, o plano focal da imagem terá de atingir o fundo da máquina. Caso sua máquina seja do tipo de lentes fixas isto não será necessário.

Assegure-se que a posição do primário permite o ajuste com alguma folga. Use a ocular mais curta. Quando focalizar objetos mais perto, a imagem se formará mais para fora, e seu suporte de ocular deve permitir o ajuste .

Para focalizar objetos muito próximos (menos de 30 metros), como pássaros, flores, etc., pode ser necessário o uso de um extensor .

Quando estiver certo do posicionamento exato da célula, marque a posição para fixação definitiva.

Agora poderemos cortar o tubo no comprimento correto. Lembre-se de deixar 2 cm para trás da célula para proteger as borboletas.

Desmonte todo o conjunto. Lixe o tubo externamente para tirar os defeitos e as letras impressas. Use lixa 120 e água para dar o acabamento. Lave e seque o tubo. Pinte a parte interna com tinta látex preta ou cinza bem escuro. Depois de seco, faça a montagem definitiva.

Um telescópio bem alinhado deve apresentar a imagem do diagonal centrada na imagem do espelho primário. Olhe pelo suporte, sem ocular, e alinhe primeiro o espelho secundário movimentando a aranha até centralizar a imagem do espelho principal. Em seguida ajuste a posição do espelho principal utilizando os parafusos do fundo, até centrar a imagem da aranha.

Agora só falta dar o acabamento final com as cores de sua preferência.