A primeira luz

Chegou o grande momento.

A primeira luz é o momento de testar e avaliar seu instrumento. Escolha criteriosamente seus alvos para testar o poder de separação e a nitidez das imagens. Verifique sua magnitude limite observando satélites dos planetas e cúmulos abertos. Estrelas duplas são ótimos para avaliar o poder de separação.

Planeje a sua observação. Leve os mapas com que você já está familiarizado. É difícil aprender a usar um mapa na hora da observação.
Lembrou da lanterna? A Lua está visível? Ela pode ser um objeto de grande interesse, mas prejudica a visibilidade das nebulosas, galáxias e cometas.
Existe algum planeta visível? Onde ele está? Nebulosas e galáxias. Onde estão? O local é apropriado para este tipo de observação?
Estrelas duplas. Quais são as melhores para avaliar o desempenho do telescópio? As condições são favoráveis? Venta muito ou a umidade relativa do ar está muito alta?
Este "check list" deve ser uma rotina para qualquer observação, especialmente para a primeira.
Escolha um local plano e sem obstruções. Lembre-se que vai escurecer e você terá de se movimentar sem atropelar o equipamento e não poderá usar muita luz, porque ficará ofuscado. Após montar o telescópio, verifique se o espelho está bem alinhado . Verifique o alinhamento da buscadora utilizando um poste de iluminação ou uma lâmpada distante. Tudo pronto?
Escolha um objeto condizente com o aumento fornecido pela ocular disponível. Quem nunca teve a oportunidade de observar o céu por um telescópio pode estranhar as estrelas tão pequenas, mas é assim mesmo: quanto melhor o telescópio, menores aparecem as estrelas. Depois de ver fotos de planetas tiradas "in loco" pelas sondas espaciais, talvez ele ache os planetas meio "pequenos".

Procure conhecer as vantagens e as limitações do seu telescópio. Ele será o seu companheiro de noites inesquecíveis.
O desafio de pesquisar o céu está lançado.
Muitas noites de observação, cheias de novas descobertas estão agora a seu alcance.
E o de fazer telescópios melhores e maiores também.